A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA!

Por Edna Simeão

A alimentação tem um papel fundamental em nossa saúde. É comum na correria do dia-a-dia a escolha por um lanche rápido ao invés de levar algo pronto de casa (a famosa marmita) ou se alimentar em um restaurante. Também é muito comum as pessoas realizarem as refeições conectadas com o celular ou outro tipo de distração.

Cada vez mais as pessoas buscam praticidade e rapidez, e no comportamento alimentar não é diferente. Mas como um alerta a este modelo surgiu o mindful eating (comer com atenção plena), que utiliza o conceito de Mindfulness no momento da refeição.

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA!

Comer de forma consciente é um momento de explorar sabores, texturas, aromas e sons. A alimentação com atenção plena significa observar os pensamentos, sensações e emoções que surgem ao se alimentar, sem julgamentos e com constante atenção ao momento presente.

Essa experiência traz vários benefícios como:

  1. Auxiliar na interação de sinais hormonais entre o intestino e o cérebro, no qual demora cerca de 20 minutos para registrar a saciedade.
  2. Comer quando estamos distraídos pode retardar ou parar a digestão. E se não estamos digerindo bem, perdemos o valor integral nutritivo dos alimentos que estamos consumindo.
  3. Auxiliar no tratamento de transtornos alimentares.
  4. Melhorar a qualidade de vida, já que comer de forma consciente é prestar atenção a todo o processo de alimentação, aprendendo a utilizar sinais fisiológicos e emocionais que orientam na escolha e ingestão de alimentos.
  5. Tornar-se mais consciente de como as emoções influenciam o ato de comer.

Comer de forma consciente ou atenta não é uma dieta e sim um estilo de vida, uma prática voltada a uma vida plena e consciente.

Vamos tentar?

Se não for possível a prática diária, faça pelo menos uma vez por semana.

Escolha um local calmo, longe das distrações, respire e sinta o aroma, deguste com calma, mastigue como se fosse a primeira vez que experimenta o alimento, observe seus pensamentos, sensações e emoções sem julgamento e críticas. Faça uma escolha saudável de alimentos que são prazerosos para você e ouse experimentar novos sabores.

Vamos praticar o mindful eating? Depois conte pra gente como foi a sua experiência.

Fontes:

GENTA – Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade. Acedido em 07/03/2017.

http://www.psinove.com/client_files/galerias_slides/zen-energy-agosto-2014.pdf. Acedido em 07/03/2017. 

http://prodiet.com.br/blog/2016/04/26/mindful-eating-um-conceito-que-vai-te-ajudar-a-ter-maior-consciencia-durante-o-ato-de-se-alimentar/. Acedido em 07/03/2017

 

Comentários

Related posts:

Gostou deste post? Compartilhe!