AS 4 NOBRES VERDADES

Não temos aqui a pretensão de um aprofundamento em teorias que datam de longos e longos anos e que contém grandes ensinamentos.
A intenção é trazer a importância do tema à tona e despertar o interesse para uma maior investigação, estudo e, principalmente, a experimentação.
As Quatro Nobres Verdades,  um dos principais ensinamentos do Budismo, é um relato do próprio Buda sobre suas descobertas em seu caminho para o “Despertar”.
Siddharta Gautama (563 a.C 483 a.C) foi um príncipe que abandonou suas riquezas e partiu em busca de respostas para suas inquietações.
Após longo período de extremismos e autoindulgência, Gautama alcançou a iluminação espiritual.
Desde então ficou conhecido por seus seguidores como o Buda, termo derivado do páli buddha, que significa “desperto, iluminado, o que compreendeu, o que sabe.”
Siddharta compreendeu as causas do sofrimento e os caminhos necessários para eliminá-lo. Estas descobertas tornaram-se conhecidas como as Quatro Nobres Verdades.
São elas resumidamente:
“A vida é sofrimento (1);
a causa do sofrimento é o desejo (2);
a cessação do sofrimento é se ver livre do desejo (3);
o modo de fazê-lo é o Caminho Óctuplo (4)”.
O sofrimento deve ser compreendido, deve-se abrir mão de suas origens, alcançar sua cessação e cultivar o caminho.
Foi por meio destas verdades, sabendo como agir com base nelas, e consciente que agiu com base nelas, que Buda foi capaz de proclamar ter encontrado o “autêntico despertar”.
Se você sentiu que estas nobres verdades tocaram seu coração,
comece o seu caminhar…
e tenha um belo despertar…
Comentários

Related posts:

Gostou deste post? Compartilhe!