Como levar o Mindfulness para os seus pequenos?

Vamos falar sobre COMO podemos incluir Mindfulness na vida de nossos pequenos?

O hábito da Meditação pode ser desenvolvido não somente com as práticas formais.

Ao trabalharmos Mindfulness com crianças, utilizamos de técnicas e práticas lúdicas para que eles tomem CONSCIÊNCIA sobre seus pensamentos, suas emoções, seu corpo e possam à partir disto ter atitudes mais compassivas, serem mais centrados em suas atividades e se relacionarem melhor com situações de frustrações.

No último texto sobre Meditação para Crianças, falei sobre a importância do comportamento dos pais como um espelho para os filhos. Portanto, hoje vou descrever aqui algumas atividades para que vocês possam realizar juntos.

1- CONHECENDO A MINHA RESPIRAÇÃO I: Convide seu filho a deitar-se com a barriga para cima. Peça para ele escolher um brinquedo que goste e colocá-lo sobre sua barriga. Oriente-o a INSPIRAR e EXPIRAR. Convide-o a PRESTAR ATENÇÃO ao subir e descer do brinquedo enquanto ele respira e perceber a respiração acontecendo neste movimento. Troque de lugar com ele, coloque o brinquedo em sua barriga enquanto ele segura. Respire suavemente e convide-o a prestar atenção em sua respiração.

2-  CONHECENDO A MINHA RESPIRAÇÃO II: Nesta mesma posição, peça para o seu filho imaginar que sua barriga é um balão colorido. Convide-o a PRESTAR ATENÇÃO em como o balão fica maior quando ele INSPIRA e como o balão encolhe quando ele EXPIRA. Faça a atividade junto com ele e vá conversando com ele sobre a experiência. Esta atividade incentiva a respiração abdominal que tem efeito relaxante.

Você pode também explicar para o seu filho que a RESPIRAÇÃO é sua principal ferramenta para lidar com momentos difíceis. Ensine-o a direcionar a sua atenção à respiração quando estiver entristecido ou irritado com algum acontecimento. Respirando tranquilamente até que sinta-se melhor, mais tranquilo, mais feliz.

É importante ressaltar que quando falamos em Mindfulness precisamos nos atentar à QUALIDADE de ATENÇÃO ao MOMENTO PRESENTE.

Separe um momento para realizar estas atividades de forma que você possa estar 100% PRESENTE para o seu filho e ensine-o a estar 100% presente para você.

Estas são algumas sugestões. Você poderá complementar a atividade com o seu toque pessoal. Conte para nós como foi a sua experiência!

PAZ e BEM!

Adriana

Comentários

Related posts:

Gostou deste post? Compartilhe!