Como lidar com a ansiedade do novo emprego?

Diante de um novo desafio na vida profissional, podemos passar por um período um tanto quanto estressante.

Os principais desafios para quem está iniciando um novo emprego estão relacionados a aprender os novos processos e procedimentos, conhecer e aprender a lidar com o novo chefe e com os novos colegas, adaptar-se à cultura da empresa e sentir-se reconhecid@ como competente em sua nova atividade.

São muitas preocupações e expectativas para dar conta. Isto requer  equilíbrio e autogestão emocional para que você não se perca e construa um bom caminho em sua nova oportunidade de carreira.

Algumas ações e atitudes diárias podem nos auxiliar a tornar este pequeno início de adaptação um pouco mais confortável e viável para a nossa saúde mental, física e emocional.

1 | Reconheça e acolha a sua vulnerabilidade:

A necessidade e a cobrança para que sejamos perfeitas o tempo todo gera muita tensão e muita ansiedade. Quando reconhecemos que assim como todos, temos nossas habilidades, competências e também muitas coisas a serem aprendidas e aprimoradas, podemos nos entregar com mais abertura ao processo de estar em lugar totalmente novo. Podemos apresentar ao outro e a nós mesmas o nosso compromisso de fazer o melhor a cada dia, e assim, podemos acolher  o “não saber” que pode tornar o processo mais lúdico e divertido.

2 | Exercite o Não-julgamento:

O não julgamento é uma das atitudes Mindfulness que nos permite olhar para tudo e para todos com o olhar de principiante. Quando estamos em um novo ambiente ou conhecendo novas pessoas, tentamos enquadrá-las em percepções pré-concebidas por um primeiro contato ou pelo que nos disseram. Para que possas desenvolver relações saudáveis e realizar suas tarefas com mais positividade, exercite o olhar de principiante, de não julgamento, de abertura para aprender e conhecer o novo.

3 | Olhe para as coisas como elas realmente são:

Geralmente temos muitas expectativas em relação ao novo emprego, às pessoas que vamos conhecer, ao trabalho que vamos realizar, assim como também imaginamos e fantasiamos as expectativas das pessoas com relação a nós. Isto tudo traz um peso enorme para o nosso dia a dia. Exercite olhar para as coisas exatamente como elas são. Descreva os fatos e as situações racionalmente, atenha-se aos fatos, evite interpretar ou tentar adivinhar o que determinadas situações representam. Esta postura lhe dará maior clareza para tomar decisões e resolver as situações de forma mais eficaz.

4 | Pratique a Autoconfiança:

Se você está neste emprego, você passou por um processo seletivo que validou a sua competência para estar aí. Frequentemente, retome em sua memória todo o seu percurso profissional, relembre suas superações, assuma uma postura de gratidão por suas conquistas. Reconheça suas competências e comprometimento com sua vida profissional.

5 | Parabenize-se e curta a sua conquista pelo novo emprego!

Espero que estas dicas possam lhe ajudar a fazer do seu início em um novo desafio na vida profissional, uma jornada de grandes conquistas e contentamento.

Você pode desenvolver estas atitudes em seu dia a dia naturalmente e tornar um hábito a abertura, aceitação e acolhimento para as coisas da vida.

Saiba mais em nossa sessão  Mindful News.

Grande abraço mindful,

Adriana

Comentários

Related posts:

Gostou deste post? Compartilhe!