MINDFUL EATING, VOCÊ SABE O QUE É?

Mindfulness é uma qualidade de atenção, um estado mental, uma atitude que assumimos quando decidimos viver com a atenção focada a cada momento de nossa vida.

Para tal, exercitamos as práticas formais de Mindfulness ou Atenção Plena. Estas práticas permitem que possamos exercitar a nossa mente e desenvolver uma nova maneira de viver, com presença e gentileza.

Chamamos de Mindful Eating, o ato de realizarmos a nossa alimentação cultivando total presença ao momento. Direcionando nosso foco ao escolher o alimento, ao observar a quantidade que iremos comer, ao observar as cores dos alimentos que colocamos no prato e, ao degustar a nossa alimentação com todos os nossos sentidos.

Tente praticar o Mindful Eating. Esta prática  vai te ajudar a trazer mais consciência para a sua rotina alimentar.

Para comer com mais presença e consciência, sente-se confortavelmente à mesa. Desligue o celular e não tenha ao seu lado nenhum outro campo de distração (revistas, tv, etc). Respire normalmente mas preste atenção em sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo pelo seu corpo.

Quando estiver conectado consigo mesmo, comece a comer.

Olhe para sua comida. Perceba a coloração do seu prato. Procure comer lentamente, tomando consciência de cada movimento de seu corpo. Preste atenção como você pega os talheres. Leve a comida à boca, prestando atenção em cada movimento de seus músculos.

Quando colocar o alimento na boca, sinta minuciosamente este primeiro contato com a sua língua. Sinta a temperatura da comida. Sinta sua textura. Mastigue devagar, sentindo os sabores do seu alimento. Registre em sua mente todas as sensações que envolvem este ato da alimentação.

Enquanto estiver mastigando, descanse os talheres em seu prato. Só coloque mais comida no garfo após engolir o que estiver em sua boca.

Continue comendo desta forma contemplativa até o final de sua refeição.

Mantenha a calma e a concentração durante todo o processo.

Registre suas sensações nesta experiência.

Tente por algumas vezes, até que a alimentação consciente faça parte da sua rotina.

Isto lhe trará vários benefícios para a saúde mental e emocional.

Comentários

Related posts:

Gostou deste post? Compartilhe!