MINDFULNESS NO TRABALHO

Muitas Empresas já estão conscientes dos benefícios que o Mindfulness no ambiente de trabalho pode trazer aos seus colaboradores.
Melhora a capacidade de Foco e Atenção, melhora o nível de stress e ansiedade, melhora o clima organizacional, melhora a postura de liderança e consequentemente melhora a produtividade e os resultados da Empresa como um todo.

Isto ainda é uma prática presente somente nas Grandes Organizações, esta iniciativa está intimamente ligada a questão cultural do ambiente de trabalho.
Porém, mesmo que a sua Empresa ainda não ofereça um Programa de Mindfulness para Qualidade de Vida, você pode tomar como sua responsabilidade o SEU BEM ESTAR  físico e emocional.

Sabemos que o Mundo Corporativo exige de nós uma grande dedicação e que investimos muita energia para aprender a lidar com a rotina geralmente estressante no ambiente de trabalho.

Além da demanda que o seu Cargo lhe impõe, existe a demanda emocional no que diz respeito a gestão dos relacionamentos no dia a dia.

Por isso é importante você estar atento e ter ferramentas que lhe ajudem a dar o “respiro” necessário para a sua MENTE.

Conforme já vimos nas semanas anteriores, Mindfulness é um instrumento que pode ser utilizado a qualquer lugar.
E para ajudá-lo a gerenciar o Stress e toda a carga emocional em sua rotina do trabalho, deixo aqui algumas dicas simples e práticas para utilizar no dia a dia.

1) Treine sua Mente para SAIR do piloto automático. Durante o seu dia, INTENCIONALMENTE leve sua atenção à sua respiração.

Evite controlá-la, somente observe a entrada e saída do ar por alguns instantes.

Exercite também levar a sua atenção para o seu CORPO, tome consciência durante o dia de sua postura, sua maneira de sentar, perceba se existe alguma tensão em seus ombros e pescoço, respirando e mentalmente desfazendo as tensões.

Esta tomada de consciência INTENCIONAL treinará a sua mente para estar mais PRESENTE em suas ações.

2) ESVAZIE sua mente. Meditar não é ausência de pensamento mas é uma liberação dos pensamentos persecutórios ou insistente que temos em determinados assuntos.

Portanto, tente incluir em sua rotina uma prática formal de Mindfuness.

Isto ajudará você a lidar melhor com os problemas, assim como trabalhará a sua criatividade para ter novas ideias para resolvê-los.

3) Aproveite as pausas. Quando o computador “travar”, enquanto espera a resposta de alguém, enquanto espera a pessoa para quem você está ligando, atender o telefone; todas estas pausas podem se tornar um bom momento para você praticar a sua ATENÇÃO PLENA.

Preste atenção ao momento, perceba atentamente o ambienta à sua volta, perceba a decoração do escritório, olhe para as pessoas trabalhando. Sempre com o olhar de observador, sem julgamento, somente prestando a atenção e ancorando a sua PRESENÇA naquele determinado momento.

4) RESPIRE…

Tornar o SEU ambiente de trabalho mais agradável é uma tarefa de suma importância para sua Saúde física e mental. E como pudemos ver, você tem ao seu alcance algumas ferramentas que podem lhe auxiliar nesta tarefa.

Espero que você as utilize!

No dia 07/04/2016 estive Palestrando na Cia de Talentos sobre Mindfulness para a Redução do Stress e da Ansiedade.

Se você quiser levar esta Palestra para a sua Empresa, entre em contato.

Será um grande prazer apresentar um NOVO modo de VIVER em seu Ambiente de Trabalho!

cia de talentos

ciade talentos2

Comentários

Related posts:

Gostou deste post? Compartilhe!